quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como manter seu estilo de cabelo em clima úmido

O sol e o calor de verão que atraem muita gente às praias pode criar condições desastrosas para pessoas com cabelos sensíveis à umidade. Dependendo do seu tipo de cabelo, a umidade excessiva do ar, durante tempo úmido, pode criar ondulações e encrespamento, ou aumentar o peso dos seus cabelos.
 
Isto acontece porque a umidade tende a tornar possíveis as piores tendências naturais dos cabelos. A umidade no ar reage com as ligações químicas do hidrogênio, encontradas em cada fio de cabelo, fazendo com que os cabelos percam seus penteados.
 
“Meus cabelos não são naturalmente frizados”, diz a moça que recentemente se mudou para a Flórida “mas ele tem realmente saído do controle, com toda esta umidade”.
 
Existem passos simples que você pode seguir para minimizar os efeitos da umidade e manter o seu estilo de penteado. A melhor maneira de superar os efeitos da umidade é trabalhar a textura natural dos seus cabelos. Ao invés de alisar e pranchar seus cabelos ondulados, use um estilo que funcione com suas ondulações naturais. Se seus cabelos são lisos, não gaste seu tempo fazendo cachos que vão inevitavelmente voltar ficar lisos neste calor do verão. Ao trabalhar com seu estilo natural de cabelo, você irá conseguir um estilo que lhe caia bem, não importando as condições do seu meio ambiente.
 
Se a umidade faz com que seus cabelos fiquem caídos e sem vida, a melhor solução é fazer um corte de cabelo em camadas. O corte no estilo reto faz com que o cabelo pese mais no comprimento, de forma que ele fica colado na cabeça. Isto pode ser especialmente problemático para quem tem cabelos muito finos. As camadas adicionam dimensão e textura em todo o cabelo, evitando assim as mechas caídas, mesmo em climas úmidos.
 
Você também pode combater os efeitos da umidade quando você for pentear seus cabelos; ao escová-los, use o mínimo de produtos possível pois o uso excessivo de gel e cremes faz o cabelo ficar mais pesado e sem vida. Também é bom usar um xampu clareador uma vez por semana, para retirar o excesso de resíduos. Uma opção é usar um spray leve ou adicionar um pouco de volume nas raízes do cabelo e deixar o resto livre de produtos. Você também pode criar volume usando o secador na raiz dos cabelos, sem exagerar.
 
Um dos maiores problemas na hora de fazer os penteados é o frisado dos cabelos que tem maior impacto em cabelos cacheados, ou cabelos grossos e difíceis de pentear. A maneira mais eficaz de se combater o efeito frisado, causado por climas úmidos é começar por um bom corte de cabelo. Para cabelos encaracolados escolha um corte que seja comprido e com um pouco de ângulo de inclinação. O cabelo mais comprido irá criar mais peso nos fios, ajudando a evitar o excesso de caracóis e frisos. Os cortes que são inclinados ou um pouco repicados ajudarão a manter os cabelos menos volumosos.
 
Você também poderá usar produtos específicos para pentear e dar estilo, como por exemplo a linha ‘anti-frizz’ oferecida por John Frieda. Estes produtos contém silicone, o que ajuda a aumentar o brilho e preservar a umidade, evitando assim que o cabelo fique com a aparência de frisado. Outra dica para cabelos cacheados é, ao invés de usar o secador para secar e alisar seus cachos, usar as pontas dos dedos para enrolar e definir ainda mais os cachos, e deixar seus cabelos secarem naturalmente. Usar o secador em excesso faz com que os cabelos percam sua umidade natural, aumentando o efeito frisado.
 
Não deixe que o calor e a umidade do tempo impeçam que você esteja chique e elegante, o verão inteiro. Escolhendo o corte certo para a textura do seu cabelo, e escolhendo o estilo adequado, você poderá ter cabelos perfeitos em qualquer tipo de clima. 


fonte: http://www.hairfinder.com

Um comentário:

You Really Rock Me disse...

Eu, eterna sofredora com meu Black Power, sujeito a chuvas e trovoadas... Beijos minha linda!