segunda-feira, 31 de maio de 2010

RBM - Maquiagem Pin Up

Estilo Pin-up : Dicas de como entrar nessa moda


Estilo Pin-up : Dicas de como entrar nessa moda


Carol Castro no estilo Pin-UpPin-up é um termo para representação de mulheres voluptuosas, em lingeries retrô e sensuais, mas não muito reveladoras, cinta-liga, saltos altíssimos, cabelos com cachos glamorosos e batom vermelho.
Some a esse visual em uma aura de inocência, um tom provocativo e instigante: Voilà!
Aproveite as dicas do vídeo e do Post para não errar no visual: a vulgaridade passa longe do estilo pin-up!
Dicas do Estilo Pin-Up

história do pin-Up

Registros indicam que os Pin-ups surgiram em 1890, mas  foi nos anos 40 que elas alcançaram o sucesso e povoaram os sonhos e desejos dos homens. Tanto em desenhos como em fotos, as pin-ups esbanjavam sensualidade em posters que eram pregados nas paredes, daí o termo pin up, que significa ser pendurado.
Várias atrizes famosas entraram pra história com seu look pin-up, entre elas Rita Hayworth, Ava Gardner e Marilyn Monroe , que foi a grande representante do estilo. Nos desenhos, a eterna Betty Boop, febre de consumo entre as brasileiras.

tá na moda!

O estilo das pin-ups não acabou nos anos 40! O pin-up está de volta com tudo, inspirando muitas famosas que querem um look mais glamoroso. A influência é tanta que a revista Vanity Fair traz todo mês um especial com jovens atrizes em looks pin-ups!
A modelo Dita Von Teese e a cantora Katy Perry  são, atualmente, as maiores representantes do estilo.
Clipe de Thinking Of You - Katy Perry no Estilo Pin-Up
Sucesso como cantora, Katy Perry adota o visual pin-Up em alguns dos seus clipes e é apontada como a grande responsável pela volta do pin-up à moda do momento.
Dita Von Teese é a responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo “burlesco” associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante.

O pin-Up das famosas

A lista de famosas que adotam o estilo  inclui:
Christina Aguilera: baseou-se nos anos 30 e 40 para a produção do disco Back to Basics, com clipes em temática pin-up
Gwen Stefani: adota o estilo com pitadas de modernidade
Katherine Heigl: A Izzie de Greys Anatomy – pose e atitude sensual, sem ser vulgar, o melhor do estilo pin-up, é considerada uma das mais glamurosas de Hollywood
Scarlet Johansson: segue a mesma linha de Gwen Stefani, com pitadas de modernidade aos seus looks retrô.

pin-Up made in Brazil

Aqui a moda também pegou! Recentemente o portal Virgula lançou o site Garota Pin-up, o primeiro site brasileiro de ensaios fotográficos especializado no universo Pin-up.
Garota Pin-up 08-2009 : Making of do ensaio de Aline Campos
Ensaios fotográficos de diversas beldades brasileiras como Scheila Carvalho, Mariana Skieres, Kalina Zaboti, Aline Campos, Fernanda e Mariana Schulz, Anne Luize e Ana Paula Leme monstram que também temos nosso pin-up.
Atrizes nacionais famosas como Vanessa Giácomo e Carol Castro, a cantora Pitty e as apresentadoras Adriane Galisteu e Luciana Gimenez também posaram recentemente em ensaios pin-Ups.
Carol Castro, Galisteu, Pitty e Luciana Gimenez no estilo pin-Up
Carol Castro, Adriane Galisteu, Pitty e Luciana Gimenez no estilo pin-Up
Sem dúvida o estilo pin-up está com tudo! Por isso inspire-se nas famosas e corra para o seu batom vermelho, a cinta-liga e o baby-liss já!

Também quero! Como faço?

Lingerie
Lembre-se sempre que as pin-ups nunca são vulgares. Aquela calcinha de tirinha com estampa de oncinha que você coloca em ocasiões especiais está fora de cogitação. Aposte nos espartilhos, nas cinta-ligas com meias 3/8 e nas rendas.
Roupas
As roupas das pin-ups são justas sem revelarem muito. Aqui vale o jogo do esconde-esconde: as roupas são usadas para insinuar as curvas do seu corpo. Aposte nas roupas com um look mais antigo, como vestidos e saias rodadas, camisas com botões estratégicos abertos e um nó embaixo, e os shorts curtos com cintura alta.
Maquiagem
Delineador no estilo gatinho e batom vermelho são seus maiores aliados. As pin-ups geralmente possuíam a pele bem branquinha, portanto o blush deve ser aplicado em tons leves, somente nas maçãs do rosto, para dar aquele look ingênuo. Invista também nos cílios bem longos: use uma máscara alongadora, curvex ou cílios postiços. Quer tentar?? Assista e aprenda com o tutorial de maquiagem Pin Up passo-a-passo by Renata Beauty MakeUp:
http://www.youtube.com/watch?v=5tKUTF22dGs
Maquiagem Pin-up passo-a-passo : Renata Beauty MakeUp
Cabelos
Chapinha e pin-ups não combinam. Os cabelos das pin-ups seguiam a moda da época, ou seja, cachos glamurosos feitos com bobes grandes. Hoje em dia você pode utilizar os baby-liss de espessura mais grossa.
Mas se você não tiver isso à mão, invista em um bom penteado clássico, como o coque, e um lenço amarrado como tiara.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – -

Como Fazer Maquiagem Pin-Up

Hoje quero fazer matéria especial sobre o estilo pin-up.  Então hoje começa o primeiro passo desse “aprofundamento” sobre o estilo pin-up e decidi começar por um item que seria o mais fácil: a maquiagem. Decidi isso porque essa maquiagem é bastante democrática e pode ser feita não só para as meninas que gostam do estilo e querem se produzir assim, como também por qualquer outra pessoa em praticamente todas as ocasiões, já que o delineador e o batom vermelho são umas das tendências de maquiagens que estão em vigor atualmente. Então dê uma olhada no passo-a-passo que eu preparei  e aproveite para se produzir à carater na próxima balada ou festa que for: garanto que será um arraso!
1º passo: Arrumando a pele
Algumas pessoas pensam que o estilo pin-up é exclusivo das meninas branquinhas, mas se engana quem pensa isso. As mulheres pin-ups eram branquinhas nas fotos e nos desenhos pois surgiram nos Estados Unidos em uma época em que o racismo ainda existia e era grande por lá. Mas ainda bem que isso é coisa do século passado! Toda mulher pode adotar o estilo pin-up sem medo de ser feliz. Para preparar a pele, a dica é a mesma para todos os tons: a pele pin-up é caracterizada por ser fosca e suave, como uma bonequinha. Por isso, aposte no corretivo, base e pó que seja ideal para o seu tom de pele.
Dicas:
  • Para aplicar o pó, a dica de ouro é aplicá-lo com um pincel, que dá um ar mais leve à maquiagem do que aquelas esponjinhas que vem nas embalagens.
Aproveite e já prepare os lábios: passe o corretivo que você usa no contorno dos lábios e puxe pra dentro, para uniformizar a cor. Isso será fundamental lá na frente, quando você for aplicar o batom.
Nessa foto foram usados os seguintes produtos : 
  • Corretivo Personal Match tom Neutro – Avon
  • Base Compacta de Múltipla Ação tom Neutro – Avon
Pó Compacto cor 01 – Vult

2º Passo: Aplicando sombra
Os olhos da maquiagem pin-up são destacados pelo delineador e pelos cílios longos, sendo que a sombra serve somente para dar um leve brilho ao olhar. Escolha uma sombra em tom pêssego, pérola ou marrom-claro, o que se aproximar do seu tom de pele. Não escolha o branco, pois ele dará um destaque forte nos olhos. O efeito é de um leve brilho mesmo,. Você pode aplicar na pálpebra toda ou somente na pálpebra móvel, depende do tamanho da sua pálpebra. Como nessa modelo é pequena (tem olhos puxados), tem que passar sempre p a sombra mais pra fora, senão ninguém vê que se está maquiada!
Nessa foto foram usados 
  • Sombra tom pêssego – Luisance
Pincel para sombra – Avon
3º passo: Delineador (ou algo que o substitua!)
Aqui é onde todo mundo se apavora: a hora do delineador! Mas não se desespere! Você pode ter um efeito bastante similar com alguns truques ótimos. Existe no mercado alguns “delineadores em creme”. Uns são em gel, outros parecem um pouco mais cremosos que um lápis de olho. Infelizmente este cremoso era vendido pela Avon mas ela tirou do mercado e deixou várias meninas órfãs de um produto bem prático.  Mas você pode tranquilamente substituir por um lápis bem macio, e que terá o mesmo efeito. Depois de ter passado o delineador ou o lápis, o truque de mestre é passar por cima uma sombra preta bem pigmentada, que irá deixar o lápis mais preto e ainda dará mais durabilidade ao seu traçado.

Ai  socorro! Não consigo fazer um traço reto no meu olho! E agora?!

Não se desespere! Apesar de ser uma coisa que você aprende na prática, fazer um traço no olho não é tão difícil assim. Uma boa dica é começar o traço do meio da pálpebra pra fora, e depois fazer a parte interna. Isso dá menos chance de você tremer a mão e borrar o traçado.
O traço pin-up é estilo gatinha. É muito difícil fazer?
Não é nada difícil quando você sabe como fazer, mesmo sem ter prática! Simplesmente puxe a sua pálpebra pra fora (sabe quando a gente brinca de fazer ‘olho de japonês’ e puxa pra fora? Então!) e faça um traço reto, curvando um pouquinho pra cima (se curvar muito, vai ficar uma coisa muito Amy Winehouse, e não é isso que a gente quer!). E é basicamente isso! Veja na foto abaixo como o traço está praticamente reto.
4º passo: Rímel
O rímel é uma das coisas mais importantes no look pin-up, pois as mulheres neste estilo tem um olhar ao mesmo tempo sedutor e carismático. Então aposte no rímel alongador e passe várias camadas, tanto nas pontas para dar aquela super alongada, como na raiz dos cílios para criar mais volume. Se você preferir e for mais expert, também pode usar cílios postiços, que tem tudo a ver com este look!
5º Passo – Delineando a boca
Delinear os lábios antes de passar o batom vermelho é fundamental pra você “desenhar” novamente a boca. Notaram como a modelo fica com o lábio superior meio “torto” quando está sorrindo? Isso é porque, na verdade, toda mulher tem um lado do lábio maior que o outro, e precisamos arrumar isso com o lápis de boca quando vamos usar um batom que evidencie mais os lábios.  Veja na  foto a seguir como foi desenhado mais um lado do lábio que o outro:
O lápis também é importante para fixar melhor o batom e fazer com que ele dure mais tempo. Por isso, depois que você delinear os lábios, puxe o produto pra dentro dos lábios (com o dedo mesmo) e depois preencha os lábios com o lápis e, de novo, espalhe com os dedos. Você já vai ficar com a boca “colorida”.
6º Passo – Batom!
A boca é, definitivamente, o destaque principal dessa maquiagem. Os lábios são caracteristicamente vermelhos fortes, mas depende de cada uma se irá usar um tom de vermelho mais aberto, como um vermelho tomate, ou um mais fechado, como um tom vinho. Para as mulheres que não quiserem ousar tanto, use um gloss ou lip balm vermelho, que não ficará tão caracterizado como um “look pin-up”, mas também não vai te deixar desconfortável: afinal de contas, tudo pode ser adaptado ao nosso gosto e estilo!
7º Passo – Blush
O blush é bem “bonequinha” e serve para dar o toque final no look pin-up “bonequinha de luxo”. Para conseguir esse efeito, ele deve ser cor de rosa ou pêssego, portanto evite os tons mais amarronzados ou bronzeadores. Aplique nas maçãs do rosto sem medo de ser feliz (só não aplique muito pra não ficar parecendo uma caipirinha, ok?)
Está pronta a sua maquiagem pin-up!

Espero que vocês tenham gostado e tentem fazer fica super sexy!!!!!










Aprenda a usar: Cílios postiços


Como na postagem anterior ensinei a maquiagem da Lady Gaga  aqui vou colocar como usar os cilios postiços que agora se tornam uma grande tendência.


Longos e fartos, pequenos e naturais, dramáticos e ousados, finos e discretos, os cílios postiços tornaram-se itens indispensáveis de maquiagem desta temporada. E sim, requerem prática e experiência! Veja as dicas e comece já a treinar!
Escolha os cílios de sua preferência, de acordo com o efeito desejado. Você os encontrará de vários tipos e modelos nas lojas especializadas, com cores e formatos diferentes, em pares ou individuais. (tufinhos)

Seu olhar será o centro das atenções, por isso não esqueça das sobrancelhas. Modele, retire o excesso de pelos, e penteie com uma escovinha tingida com lápis marrom.
Aplique a máscara preta para os cílios, da raiz até as pontas. Para valorizar ainda mais seus cílios naturais, use o curvex apertando por 20 segundos antes da aplicar a máscara. Isso vai ajudar a encaixar seus cílios naturais aos postiços.

Para um efeito dramático, use cílios inteiros. Certifique-se se eles têm o tamanho exatos dos seus olhos. Se forem maiores, você deve cortá-los com uma tesoura. Coloque uma pequena quantidade de cola em uma superfície limpa e molhe a base dos cílios. Espalhe a cola com os dedos deixe secar por alguns segundos. Aplique o mais próximo possível da raiz natural e aperte com os dedos para fixar. Truque: usar um pouco de pó translúcido na pálpebra para retirar a oleosidade e facilitar a aderência.

Os fios devem ser apenas um pouco mais longos que os naturais, e também podem ser reduzidos. Repare nos fios. Para uma aparência mais natural corte-os em tamanhos irregulares, deixando menor os mais próximos dos olhos e crescendo em direção ao exterior.

Para levantar o olhar, você pode usar cílios postiços apenas do canto exterior até a metade dos olhos. Ótimo truque para quem tem pálpebras caídas. Se quiser apenas dar volume, prefira os cílios individuais. Você pode aplicá-los em toda a extensão dos olhos ou apenas nos cantos, mas estes só são recomendados para as mais pacientes e experientes, pois são os mais difíceis de aplicar com bons resultados.
Reaplique a máscara para uniformizar os cílios naturais e os cílios postiços. Aplique empurrando a base dos cílios para cima. Depois use novamente o curvex. Este da foto é elétrico, esquenta os fios e é ideal para cílios postiços.

Para encobrir as emendas do cílios postiços faça um traço com delineador preto junto a raiz dos cílios.
Olhos superpoderosos pedem uma maquiagem mais leve. O canto dos olhos foi iluminado comsombra perolada. O blush e o batom são claros, em tons de rosa.
Para os cílios usados apenas no canto dos olhos, você pode criar um traço estilizado, do tipo “gatinho”. Um batom rosa chiclete completa o look retrô.












maquiagem da LADY GAGA passo a passo


Lady GaGa tem causado furor por onde passa. Seus shows são pra lá de extravagantes – assim como seu look inconfundível. Porém, não é só de roupas extravagantes que a moça faz a fama. Com seu timbre de voz comparado ao de Christina Aguilera (ela faz bonito ao vivo), com um corpo esbelto e com uma performance de palco cheia de domínio, ela vem conquistando fãs por onde passa. Hoje me inspirei na maquiagem que ela apresenta no seu mais famoso clipe, “Poker Face”, e por incrível que pareça, ele é bem simples e pode ser usado sem medo para uma balada ou festa. Quer aprender a fazê-lo? Siga os passos!
Preparando a pele
O começo de toda maquiagem está no preparo da pele. Siga os passos a seguir:
1- Lave seu rosto. Se sua pele for seca ou estiver ressecada, passe um hidratante suave.
2- Aplique o corretivo nas partes escuras do rosto: canto dos lábios e contorno das narinas, no meio do queixo, olheiras e em possíveis marcas de expressão. Ele deve ser um tom mais claro que a sua pele. Espalhe o corretivo com um pincel.
3- Aplique a base, que deve ser o mais aproximado possível do seu tom de pele. Opte pelas bases líquidas, mais fluídas, que dão um aspecto mais natural. Para passar o produto no rosto, utilize uma esponja bem macia.
4 - Hora do pó facial. A dica do momento são os pós mineralizados, que contém pequenos cristais minerais, que mantém a maquiagem na pele por mais tempo e dá um efeito brilhante especial, dando um ar natural e fresco à pele. Escolha um tom que mais se aproxime do seu tom natural de pele.
5- Passe um blush ou um pó facial bronzeador nas seguintes áreas:
a) Abaixo das maçãs do rosto: Para saber exatamente onde passar, o melhor método é fazer “boca de peixinho” e sentir onde fica o osso da sua bochecha. Passe o blush nessa área, desde as orelhas até uns 2 dedos antes dos lábios.
b) Contorno da mandíbula: isso aumenta a definição do seu rosto.
c) Queixo, ponta do nariz e meio da testa: Passe bem pouquinho, com a “sujeira” do pincel, mas passe. Não te deixa com o rosto num tom único e ajuda a dar um ar mais natural à maquiagem.
Olhar poderoso
O segredo dessa maquiagem está nos olhos. Atenção às dicas!
1- Passe uma sombra marrom claro nas sobrancelhas, para acentuá-las. Não exagere, pois senão o look ficará falso. Utilize um pincel chanfrado para isso.
2- Aplique a sombra cinza mais clara em toda a pálpebra, até as sobrancelhas.
3- Aplique a sombra cinza mais escura na pálpebra móvel. Aqui você pode ser generosa, já que o look de Lady GaGa é mais exagerado. Aplique em um formato “quadrado”, saindo do canto dos olhos, e em cima misture a sombra mais escura com a mais clara, dando um efeito sombreado. Utilize um pincel para fazer o sombreado, pois dá um efeito mais natural.
4- Com o pincel chanfrado, passe a sombra cinza também no parte inferior dos olhos, mas só da metade para fora.
5- Use a sombra branca embaixo da sobrancelha (onde você consegue sentir o osso), da metade para fora. Passe também no canto interno dos olhos.
6 – Passe lápis preto na parte inferior do olho, inclusive no canto interno dos olhos. Depois esfumaçe com um pincel apropriado para esfumaçar ou então com cotonete. Esse truque suaviza a linha do lápis. Puxe um pouquinho para fora no canto inferior dos olhos. Não utilize os dedos para fazer isso, pois você corre o risco de borrar.
7- Agora o grande truque: cílios postiços! Quanto mais cheios e volumosos eles forem, mais parecido ficará com o look de GaGa. 
Lábios discretos
Com um look tão poderoso nos olhos, exagerar nos lábios ficaria cafona. Até Lady GaGa sabe disso!
1- Hidrate seus lábios com um hidratante labial.
2- Passe um pouquinho do corretivo no contorno dos lábios e espalhe bem. Isso vai fazer com que seus lábios fiquem da mesma cor da pele e um tom mais claro que o natural, para dar o tom desejado no look.
3- Passe um gloss cor de boca nos lábios, com um tom levemente puxado para o rosa. Procure um que tenha um efeito “perolado”. Ele dá um efeito que não chega a ser cintilante, mas dá um brilho extra.
Pronto!
Agora você está pronta para brilhar e arrasar como Lady Gaga!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Faça sua Progressiva durar mais tempo

Uma progressiva transforma seu verão. Dá para pegar a praia sem neuras, pensando na festa de mais tarde ou no sufoco que seria dar uma ajeitada no cabelo depois de um dia inteiro com ele embaraçado. Mas não é porque os fios ficaram lisos que, agora, estão imunes às agressões. "O alisamento só muda a estrutura do cabelo, não é um tratamento"
Para manter o brilho e a maciez dos fios, assim como adiar a necessidade de retoques na raiz, a melhor maneira é caprichar nas hidratações. São necessárias aplicações em casa e no salão , recomenda a especialista. Isso porque os cuidados profissionais são mais profundos, enquanto aqueles que você mesma faz são perfeitos para manutenção.  Nas hidratações feitas no salão, são utilizadas técnicas manuais, que aceleram o aquecimento do produto. Isso faz com que o efeito nos fios seja mais eficaz. Também usamos o vaporizador, que aumenta a ação do produto.

Mas também é importante usar produtos de proteção solar, principalmente se o cabelo tem alisamento e tintura , diz. Além do ressecamento, os loiros ficam mais amarelados e os vermelhos ou castanhos, desbotam .

Dar uma folga no xampu também ajuda e trate de riscar as fórmulas de limpeza profunda da sua lista de compras. Elas, literalmente, fazem sua progressiva descer pelo ralo. Já existem kits de manutenção para progressiva, são produtos que podem ser usados diariamente sem comprometer a duração do tratamento , indica a cabeleireira.

Fora isso, não deixe de reparar nas mudanças que seu cabelo tem apresentado. Isso porque as hidratações são divididas em vários grupos: há aquelas para cabelos sem brilho, danificados, que quebram facilmente e assim por diante. Daí que um bom diagnóstico é fundamental.


Nos casos de ressecamento mais intenso, nem pense duas vezes em investir algum dinheiro num xampu e num condicionador profissionais. Eles realmente são bem mais caros do que os vendidos no supermercado. Entretanto, a diferença de resultado compensa. Eles são bem mais específicos do que as fórmulas populares, além de apresentarem efeito bem mais rápido, característica determinante no caso de um cabelo muito fragilizado. 

E, definitivamente, esqueça a idéia de tentar achar uma solução sozinha. Isso só piora tudo. A escolha errada do produto ou mesmo a aplicação indevida podem, simplesmente, não adiantar nada ou, pior, até pôr tudo a perder. O estado dos fios piora muito e a recuperação torna-se cada vez mais difícil.

Progressiva longa-vida1. Use creme com proteção solar
2. Faça hidratações em casa pelo menos uma vez por semana
3. Faça uma hidratação mensal no salão
4. Nunca use xampus de limpeza profunda
5. Analise sempre seu cabelo e use produtos de acordo com o estado atual dele

CONHEÇA TODAS AS FASES DO SEU CABELO

No ser humano o cabelo é muito valorizado e sua importância ultrapassa o universo da estética. Os cabelos longos podem ter um significado religioso ou, como em alguns povos na antiguidade, ser símbolo de poder e força.

Em certas comunidades religiosas, raspar a cabeça é um sinal de renúncia às coisas materiais e vaidades do mundo, pelo fato de se desfazer de um atributo estético muito precioso. Através dos tempos, a importância e o significado social dos cabelos têm se mantido mais ou menos inalterados. Até mesmo em alguns outros mamíferos, cuja finalidade dos pêlos é a proteção, pode se observar o quanto a pelagem é importante para sua auto-estima e beleza.

Para os humanos, a perspectiva de uma calvície, principalmente precoce, é assustadora. Por isso, a perda dos cabelos tem um impacto emocional muito grande nas pessoas afetadas. As mulheres sofrem mais que os homens, pois na mulher os cabelos também são considerados um atributo da sensualidade feminina. A calvície na mulher, portanto, pode ser comparada ao sentimento da perda de uma mama.

Nas diferentes raças humanas existem variações quanto à ondulação, cor e espessura do fio. As características quanto as estruturas moleculares e o ciclo de vida dos cabelos, no entanto, são iguais para todos os povos e, de fato, todas as pessoas vão perder cabelos, algumas mais; outras menos.

Nos homens, o principal fator de perda dos cabelos é devido à alopecia androgenética
- andro = hormônio masculino
e genético = predisposição transmitida por genes - que provoca queda de cabelo crônica e difusa. A evolução da alopecia androgenética inicia-se por volta dos 17 ou 18 anos, com uma significativa queda diária dos fios.

Já nas mulheres, os fatores da calvície também podem ser hereditários, e devido ao uso excessivo de produtos e tinturas nos cabelos, problema de tireóide, entre outros, além das pílulas anticoncepcionais. Se a queda realmente ocorrer, o ginecologista deverá ser consultado para tentar substituir o anticoncepcional usado.

Mas, seja homem ou mulher e independentemente da raça e da idade, o cabelo tem um ciclo de vida que está dividido em três etapas distintas de desenvolvimento:

Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos.
Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas.
Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.

A nossa cabeleira possui de 80 a 90% de fios na fase Anágena, onde de 50 a100 fios de cabelos caem diariamente. O início da queda de cabelos varia da puberdade até a quarta década, com variações na intensidade e no ritmo, dependendo de como cuidamos dos cabelos para não afetar o seu ciclo. Em mulheres, pode ter início na sexta década, coincidindo geralmente com a menopausa. A calvície masculina, entretanto, é mais fácil identificar e raramente se confunde com outros quadros de alopecia.

O quadro clínico é característico, variando somente em extensão: de acentuado recuo na linha frontal e/ou rarefação no vértex, que com a evolução do quadro podem confluir, até a perda total dos cabelos nessa área. Nos homens há o agravante de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma o hormônio testosterona em diidrotestosterona (DHT).

Este é o responsável pelo afinamento dos cabelos e diminuição progressiva dos novos folículos, que iriam gerar novos fios de cabelo. Com isso o ciclo de vida do cabelo é diminuído, a fase Telógena é antecipada e o resultado é a calvície masculina, chamada de alopecia androgenética.

Os homens, culturalmente respeitam mais o cabelo, pois realizam cortes periódicos, que por conta disso impedem a formação de pontas duplas e a quebra no comprimento do fio. Na comparação de um fio de cabelo masculino natural e um feminino com tratamento químico, sob a mira de um microscópio eletrônico, percebe-se que o fio masculino é geralmente mais espesso, as camadas estão coesas, bem compactadas e firmes.

O fio feminino é poroso, frágil e desvitalizado, totalmente propenso a quebra e desgaste. Tratamento: O exame clínico realizado na clínica dermatológica é o tricograma, que tem valor indispensável para o diagnóstico preciso e a conduta terapêutica. Informações necessárias como antecedentes familiares, rapidez do fluxo seborréico película gordurosa, tipos de produtos capilares usados, grau de ansiedade e características do paciente, medicamentos utilizados, entre outros agravantes também são importantes para um diagnóstico preciso.

Há muitas opções de tratamentos que podem amenizar e, até mesmo, recuperar alguns fios já perdidos. Mas são imprescindíveis alguns exames para a escolha do melhor método. Sem dúvida nenhuma, o tratamento com mesoterapia, com finasterida, locação à base de minoxedil, acido retinóico e xampu à base de cetoconazol ainda são os mais indicados.

Há, porém, um tratamento a laser que indico muito. Ele atua na revitalização capilar de homens e mulheres com queda de cabelo, em grau inicial ou intermediário, além disso, ajuda também no combate à oleosidade do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Outras causas que também levam à perda de cabelo: Pós-Parto: Quando a mulher está grávida ela perde menos cabelos do que perderia normalmente caso não estivesse nesse período.

No entanto, após o parto, muitos fios entram na fase de repouso do ciclo. Em aproximadamente 2 a 3 meses após o parto, algumas mulheres irão notar uma quantidade aumentada de fios em pentes e escovas. Este fato pode perdurar de um a seis meses, mas se resolve na maioria dos casos.

Dieta Inadequada em Proteínas:
Algumas pessoas que fazem dietas pobres em proteínas ou têm hábitos alimentares anormais podem desenvolver desnutrição protéica. O corpo irá economizar suas proteínas fazendo com que os fios que se encontrem na fase de multiplicação passe para a fase de repouso. Passando dois ou três meses pode haver uma queda maciça dos cabelos.

Tratamentos de Câncer:
alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se dividir. Os cabelos começam, então, a ficar mais finos e quebradiços. Isso ocorre de uma a três semanas após o início do tratamento. Pacientes podem perder mais de 90 % dos seus cabelos. No fim do tratamento, o crescimento capilar se inicia.

Baixo Nível de Ferro no Sangue: A deficiência de ferro pode também levar a queda de cabelo. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres que têm o período menstrual de volume ou duração prolongada também podem desenvolver esta deficiência. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais e pode ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Alopécia Areata:
É o tipo de queda de cabelo que leva uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (pelada) e do tamanho de uma moeda ou maior. Raramente, ocorre a perda completa dos cabelos do couro cabeludo e do corpo. Esta alteração pode acontecer em crianças e adultos de qualquer idade.

Dra. Mônica F. Carvalho-Nakatsubo é médica especializada em dermatologia e em dermatologia infantil e Dermatoscopia (estudo detalhado das "pintas (nevos) do corpo

Para saber mais, acesse:  www.clinicamonicacarvalho.com.br