quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tipos de Alisamento Definitivo

Tenho recebido muitas questões acerca de alisamento definitivo dos cabelos, como é praticamente impossível responder à todas devido a quantidade de emails, decidi elaborar um texto elucidando alguns pontos importantes sobre: Alisamentos Definitivos e Relaxamentos de Cabelos.
Atualmente existem vários métodos para alisar ou relaxar os fios do cabelos, mas antes de se decidir é importante conhecer as diferenças entre eles, e acima de tudo ter plena consciencia do que ele pode ou não fazer pelas suas madeixas. :)
O primeiro ponto importante é que quando se faz alisamentos, escovas progressivas, ou relaxamentos;  posterior a estes  processos quimicos, seus cabelos precisarão de mais cuidados e utilização de produtos para tratamento, como: shampoos, cremes, máscaras, etc.
Eu até hoje não vi nenhum tipo de alisamento ou escova progressiva que não necessitasse de absolutamente nada após a lavagem habitual. Portanto se você quer ter um cabelo liso e brilhante, tem de usar bons produtos.
O segundo ponto importante é não arriscar a fazer estes tipos de tratamento em casa, algo pode correr mal, e se isso acontecer talvez você não saiba como solucionar o problema sozinha.
Agora vamos as diferenciações dos tratamentos:
Escova Progressiva:  Tem o poder de deixar os fios lisos já na primeira sessão. Menos forte que os alisamentos tradicionais sua duração é de cerca de 3 meses. É necessário hidratações regulares e caso seja necessário deve-se fazer retoques na raiz, dependendo do tipo de cabelo.
Alisamento Tradicional ou Escova Definitiva:  O alisamento é a base de amônia , e somente devem ser feitos em cabelos com a cor original ou que tenham recebido anteriormente leves tonalizantes em  tons escuros. Não deve ser feitas em cabelos louros ou com reflexos, pois os fios perdem a cor e ficam quebradiços. Dura cerca de seis meses.
Defrizzagem Francesa:  Disciplina os fios e reduz o volume, domando os cachos ou produz efeito de ‘alargamento dos cachos. É  um alisamento suave e pode ser feita de 10 em 10 dias. Sua função é impermeabilizar o fios, através de amino-ácidos que fixam as proteinas nos fios do cabelo. Faz seu cabelo ficar pesado e por ter efeito temporário, deve ser repetida com freqüência.
Basicamente o funcionamento de todas as escovas que prometem alisar os cabelos é o mesmo, o que muda são os componentes da fórmula, o tempo de duração do efeito, o nome da escova, a forma de aplicação e o tratamento pós processo.
Queratinização: A queratinização não é um alisamento. Também é conhecida nos salões de beleza também como  reconstrução ou cauterização, e  tem como objectivo reconstruir os fios. Entretanto algumas pessoas que fizeram reclamam que o cabelo fica duro e opaco. Segundo alguns cabeleireiros, alguns cabelos ficam opacos e duros porque foi ‘depositado’ sobre os fios uma camada de queratina para poder encorpar e devolver fibra aos fios.
Tipos de Alisamentos Indicados: Isto depende do tipo de cabelo, cor ,  textura, comprimento  e efeito desejado.
Escovas que contém Formol: Não utilize!!! Está proibido por lei.O Formol é altamente prejudicial à saúde de quem utiliza nos cabelos e à saúde do profissional que manipula o produto para passar nos cabelos das clientes.
Produtos de Qualidade para Lavar os Cabelos: Os produtos devem conter cerâmidas, proteínas, amino-ácidos, e vitaminas. Seu cabeleireiro pode lhe orientar quanto a frequencia e marca indicada de tratamento para o processo a que seu cabelo foi submetido. Geralmente estes tipos de alisamentos tem uma linha completa não só de produtos para alisar, mas essencialmente de shampoos, cremes e silicones. Todos com componentes necessários para manter seus cabelos saudáveis.
Para dar brilho aos cabelos alisados: Lembre-se de nunca lavar seus cabelos com água quente. Preferencialmente use água tépida ou fria. O uso de silicones ou óleos especiais devolvem o brilho e a maciez aos fios selando a cutícula, proporcionando uma excelente finalização.Como dito anteriormente seu cabeleireiro poderá lhe indicar a marca adequada e que trará melhores resultados.
Eu costumo dizer que o barato sai caro, há coisas em que não se deve economizar; o cabelo é uma destas coisas. Se quiser ter um cabelo saudável, bem cuidado, tem de ir a um bom profissional e usar os produtos certos.

Nenhum comentário: