quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livro: Como conquistar pessoas...

Um dos maiores desafios do ser humano é viver em sociedade. As pessoas que chamamos de bem sucedidas ou atraentes geralmente são as que se saem melhor nesse convívio social do qual o homem é tão dependente.Eu costumo dizer que sou contra esses livros de auto-ajuda que tanto são vendidos e (talvez) lidos. Porém, para Allan e Bárbara Pease  eu abro uma exceção. Os consagrados autores são os maiores especialistas do mundo no quesito relações sociais e linguagem corporal.
Allan e Barbara Pease - Como Conquistar PessoasComo conquistar pessoas
Nesse livro divertido e atraente, você vai finalmente descobrir quais os segredos para tornar-se agradável, comunicativo e interessante. Com lições simples, acompanhadas de exemplos práticos, o casal Pease nos mostra que pequenos detalhes podem significar a grande diferença entre ser aceito ou não em um determinado grupo.
A obra é dividida em quatro seções: Os três princípios da natureza humanaComo fazer as pessoas se sentirem importantesComo ser bom de conversa e Apresentações de negócios, cada uma delas com vários capítulos auto-explicativos que vão ajudá-lo, entre outras coisas a:
  • Ouvir de forma eficaz
  • Memorizar nomes
  • Iniciar e manter uma conversa
  • Manter as pessoas interessadas do que você diz
  • Fazer os outros gostarem de você imediatamente
  • Criar energia positiva
  • Saber lidar com críticas
  • Ter um discurso convincente
Que tal uma pequena amostra?

Trechos do livro

Como deixar uma primeira impressão marcante
1. A entrada: Ao ser convidado a entrar em uma sala, caminhe sem hesitação. Não fique parado diante da porta como um garotinho de escola travesso esperando para ser chamado pela diretora. Quem não tem confiança se atrapalha ao entrar numa sala. Passe pela porta com decisão e mantenha velocidade constante.
2. A abordagem: Caminhe com firmeza. Pessoas influentes e que atraem a atenção andam de maneira decidida e numa velocidade média, sem dar passos muito largos. Quem caminha devagar ou dá passos largos transmite a idéia de que tem tempo de sobra, não tem interesse no que faz ou não tem muito o que fazer. [...]
4. O sorriso: Ao sorrir, assegure-se de que seus dentes estejam visíveis e sorria com todo o rosto, não apenas com a boca. [...]
Como ser ouvido pelos homens
  1. Apresente aos homens uma coisa de cada vez (explicação)
  2. Deixe que tenham chance de falar (explicação)
  3. Não demonstre emoções ao ouvir (explicação)
  4. Forneça fatos e informações (explicação)
  5. Fale de forma direta (explicação)
Como ser ouvido pelas mulheres
  1. Participe da conversa (explicação)
  2. Use expressões faciais ao ouvir (explicação)
  3. Forneça detalhes pessoais e apele para o lado pessoal dela (explicação)
  4. Fale de forma indireta (explicação)

Nenhum comentário: