sexta-feira, 27 de maio de 2011

como manter a chapinha em tempo de chuva

Veja abaixo os truques que os especialistas listaram para driblar esse problema.
1- Preparação
 A escolha do xampu ideal para cada tipo de cabelo é fundamental para preparar o fio para o processo da chapinha.
- Os xampus com pH (medida que determina a acidez do produto) neutro não abrem as cutículas do fio e, com isso, ele fica mais leve e embaraça menos.
Evite  o uso do condicionador.
- Ele deixa um aspecto levemente oleoso no cabelo. Este resíduo oleoso é úmido e a temperatura da chapinha não é suficiente para evaporá-lo. Com isso, o fio fica pesado e a tendência é a chapinha durar menos.
- A oleosidade é um problema para a durabilidade da chapinha. É muito importante que o cabelo esteja bem limpo antes do processo.
2- Termoativados
 Mesmo que o cabelo seja levemente ondulado, é aconselhável fazer escova antes de passar a chapa, para evitar o desgaste do fio pela temperatura.
- No caso de cabelos muito crespos, eu sugiro que a pessoa faça um relaxamento em um salão de confiança, para deixar os fios mais lisos, evitando que seja necessário fazer muita força na hora da escova.
Mas, mais importante que isso, “é escolher um bom creme protetor termoativado”, que protege o cabelo do estrago provocado pela chapa, ao mesmo tempo que potencializa o efeito liso, pois este tipo de produto contém substâncias que agem conforme o calor. Lembre-se de que o creme termoativado deve ser passado ainda nos cabelos úmidos, antes de fazer a escova.
3- Tipo de chapinha
 Hoje em dia existem chapinhas “mais tecnológicas”, que emitem íons capazes de evitar que o cabelo resseque e também que funcionam a base de ondas infravermelhas, deixando as cutículas do fio seladas por mais tempo e amenizando a ação negativa que o ambiente úmido provoca no cabelo liso. As chapas a vapor, segundo Oliveira, podem facilitar o processo do alisamento, também ajudando a selar as cutículas.
4- Maneira de fazer
 A melhor maneira de deixar os cabelos lisos com chapinha é separar pequenas mechas do cabelo e passar a chapa com calma, mechinha por mechinha, de forma com que todos os fios toquem as superfícies da chapa.
- Se a mecha for grossa, nem todos os fios tocarão, apenas os de cima e de baixo, deixando os do meio sem contato com a temperatura alta.
 Ficar passando a mão nos cabelos enquanto se faz chapinha também é um erro terrível.
- A mão, mesmo que limpa, em contato com o fio pelando, faz com que ele fique oleoso e pesado, estragando o efeito liso e fazendo-o durar menos. Se precisar, o melhor é usar um pente limpo, mas mesmo assim é bom evitar.
5- Finalização
Passar bem pouco de serum (produto semelhante ao silicone, que atua como um óleo finalizador capilar) no comprimento dos fios assim que a chapinha for feita, “impede que a umidade externa penetre facilmente no fio”.
- Dessa forma, os fios ficam mais protegidos e você consegue evitar o frizz no decorrer do dia, seja na balada, no trabalho ou em qualquer lugar.
6- Hidratação
Manter a hidratação dos fios em dia também é importante. Isso facilita o trabalho feito pela chapinha, evita que o fio quebre e resseque com facilidade e também que ocorra o frizz.

Nenhum comentário: