quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Coloração de Cabelo – Dicas e cuidados básicos


Coloração de Cabelo



coloração  é um processo químico que adiciona ou remove pigmentos do cabelo. Atualmente as cores podem penetrar na raiz docabelo e te transformar de loira à morena ou vice-versa. Há também produtos de coloração superficiais ou temporárias que podem durar poucos dias, poucas semanas e de coloração permanente que duram muito tempo.

Você possui dúvidas ou receio de tingir seus cabelos?

Então anote essas dicas:
Todo cabelo possui um tom natural denominado como melanina, encontrada no caule do cabelo, entre a cutícula na parte exterior e a medula na parte central. A melanina apresenta duas características: Eumelanina quando a cor do cabelo é preto ou marrom e Feomelanina quando o cabelo é vermelho ou loiro. No entanto se você for grisalho, a melanina estará ausente no seu cabelo.
Se você decidir tingir seus cabelos, antes de qualquer coisa, deverá identificar qual é o pigmento natural de seu cabelo e analisar o nível da cor entre uma escala de 1 a 10, que varia entre o tom do preto e o louro mais claro. Com essa análise, seu cabeleireiro poderá lhe oferecer opções de coloração que lhe trarão os melhores resultados.
Outro fator importantíssimo é a afinidade entre a cor natural de seu cabelo e a cor da coloração escolhida. Uma vez avaliado corretamente, você e o profissional poderão evitar um resultado de cabelo esverdeado, por exemplo. Afinal quem já não foi testemunha de alguém que se deu mal por ser inconseqüente na hora de tingir os cabelos? Certamente você não vai querer ser também motivo de gozação!
Há também que se levar em consideração a intensidade da coloração, que é à força de um determinado tom: Vermelho Acaju ou Vermelho Acobreado, embora sejam tons de vermelho, são inconfundíveis e cada um apresenta uma intensidade.
E por fim, lembre-se que através de uma avaliação cautelosa do seu tom original de cabelo, você ou seu cabeleireiro poderão alcançar looks maravilhosos, dando um aspecto de naturalidade e harmonia a você e principalmente te afastando de qualquer erro desagradável no processo de coloração.

1. Nenhuma tinta é capaz de clarear outra tinta anteriormente aplicada
Nenhuma tinta de caixinha na face da Terra consegue transformar o seu preto azulado em uma cor mais clara. Não porque é preto azulado, porque isso vai acontecer com qualquer cor escura que você coloque, e depois queira clarear usando tinta. Não dá. Pra usar uma cor mais clara, você vai ter duas opções: esperar o cabelo crescer virgem, e cortar a parte que estava pintada, ou descolorir. E todo mundo já sabe: descolorir detona o cabelo.
2. Coloração Permanente X Shampoo Tonalizante
A diferença entre as duas está no próprio nome: a coloração permanente possui pigmentos mais fortes, ficam no cabelo “pra sempre”. Pra tirar, só cortando o cabelo ou descolorindo. É permanente.  A vantagem é que elas podem clarear 2 a 3 tons.
Já o tonalizante, vai saindo com as lavagens, e não possui poder clareador. A vantagem é justamente o fato de saírem com o tempo, e não deixarem você “escrava” daquela cor. Também estragam bem menos os cabelos.
Minha dica: se for usar um tom escuro, prefira os tonalizantes.
3. Tinta comum clareia até 2 tons
Geralmente, as tintas de caixinha vêm com água oxigenada de 20 volumes. Se o seu cabelo for virgem, é possível clarear até 2 tons com a tinta comum, do jeitinho que ela vem na caixa. Trocando a água oxigenada, pode-se conseguir clarear mais, porém o resultado de cor pode ser diferente do esperado, e a tinta pode desbotar mais rápido.
Algumas tintas hoje já vêm com água de 30 volumes,  como é o caso da Koleston Blonde. Mesmo assim, o poder de clareamento não é tão grande. O que nos leva à próxima dica:
4. Loiro claríssimo, só descolorindo
É difícil chegar a um tom loiro claro sem descolorir, mesmo se o seu cabelo for virgem. A não ser que o seu cabelo seja um loiro natural. Para todas as outras brasileiras comuns, com cabelos mais escuros, a saída é mesmo descolorir. Por isso é melhor ir ao salão, para deixar a responsabilidade nas mãos de um profissional; você também pode clarear aos poucos, fazendo mechas. Se quer ficar loiríssima em casa de todo jeito, e o seu cabelo é escuro e virgem, experimente usar tintas profissionais (compradas em bisnaga) com água oxigenada de 30 ou 40. Mas não deixe de fazer um teste de mecha antes, numa parte escondida do cabelo, pra ter idéia de como vai ficar. Se você não sabe fazer um teste de mecha, então esqueça; vá num salão que é o melhor que você faz, amiga.
5. Do preto ao loiro, é um suplício
Se você está com o cabelo preto tingido e quer ficar loira (como eu estou agora, por exemplo), saiba de antemão que é um suplício! Uma dificuldade enorme, e o seu cabelo vai ficar detonado sim. Não tem como fazer isso sem estragar o cabelo. É um processo bastante agressivo, não pode ser feito de uma vez só, de um dia pro outro. Esse processo todo só deve ser feito em casa se você realmente souber o que está fazendo, e tiver consciência dos riscos (seu cabelo arrebentar, por exemplo, é um risco!). Além disso, é preciso muita hidratação, cuidados especiais e tratamentos para recuperar um cabelo descolorido – ou seja – dá trabalho antes, durante e depois.
O preto é a tinta mais difícil de ser removida. O vermelho vem logo em seguida.

Nenhum comentário: