segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Make para o dia das bruxas !!!

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


História do Dia das Bruxas:

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.


Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


Símbolos e Tradições: 

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.


As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.


Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.


Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).












Eu estava procurando algumas dicas na internet sobre maqiagens baratas que poderiam substituir fantasias caras e ainda assim impressionar as pessoas.



Material necessário:


- Adstringente facial

- Gelatina em pó ou em folhas sem sabor incolor (pode ser vermelha)

- Corante alimentar ou tinta guache

- Tinta para a pele nas cores preta e vermelha (em pó, em creme ou líquida)

- à“leo de rícino ou azeite extra-virgem

- Glicerina

- Espátula pequena ou hashi

- Pincel chato de cerdas macias

Cuidados e precauções:


- Sempre faça um teste de alergia: aplique uma pequena quantidade dos produtos que entrarão em contato com a sua pele em uma parte pouco visível, próxima ao cabelo e deixe pelo tempo que pretende usar a maquiagem. Remova conforme indicado e espere um dia. Se notar vermelhidão ou alguma outra reação, NàO APLIQUE A MAQUIAGEM!

- Nào deixe a água do banho-maria ou a gelatina ferverem

- A maquiagem pode ser aplicada sobre a boca e próxima aos olhos, mas tome cuidado.

- Ao contrário das que usam látex como base, essa pode ser aplicada sobre os cabelos. Não só pode, como deve, para ficar com aspecto mais realista, mas tenha o cuidado de lavar muito bem o cabelo para remover todos os resquícios após o uso.

 Como fazer:

- Prepare a gelatina, acrescentando água somente o suficiente para dissolver e derreta-a em banho-maria (leve uma panela não muito cheia de água ao fogo e coloque um pote de metal com a gelatina dissolvida dentro da panela cheia de água.)

- Adicione o corante alimentar ou tinta guache à gelatina de modo que fique em um tom parecido com a sua pele (caso seja incolor)

- Deixe amornar e, enquanto isso, limpe bem a pele e remova a oleosidade com adstringente, para que a maquiagem fique bem aderida.

- Aplique sobre a pele limpa com uma espátula, fazendo a textura de pele queimada.
 espero que gostem,
O resto fica por conta da sua criatividade
beijinhos!


Um comentário:

Thiane farias disse...

nossa estava olhando umas coisas na net e acabei me batendo com as minhas makes aqui em seu blog kkk adoreiiiiiiiii muito obrigada pelo carinho fica com deus e volte sempre ao meu blog bjsssss ;)