quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mitos e verdades sobre cabelos

Mitos e verdades sobre cabelos

Existem muitos mitos à volta dos cabelos, assim como falsas ideias e crenças. Para que não restem mais dúvidas, leia aqui os nossos esclarecimentos e fique a saber tudo o que sempre quis perguntar. 

Cortar os cabelos mensalmente acelera o crescimento. 
Mito: O corte serve apenas para retirar as pontas danificadas, como as pontas partidas, mas não acelera o crescimento. Independentemente do corte, os cabelos crescem cerca de 1cm por mês.

Cortar os cabelos na lua cheia aumenta o seu volume.
Mito: É uma falsa ideia, baseada nas culturas agrícolas e no princípio de que o que é bom para as plantas seria bom para os cabelos.

Lavar os cabelos diariamente apodrece a raiz. 
Mito: Lavar os cabelos ajuda a tirar a oleosidade e não interfere na queda. Os cabelos que caem na lavagem já cairiam de qualquer forma, pois já estavam em fase de queda. Não deve dormir com os cabelos húmido, pois além de poder ficar doente, provoca caspa.

A água do mar melhora a oleosidade dos cabelos. 
Verdade: O sal e o sol podem ajudar a diminuir a oleosidade. Mas atenção aos excessos.

Os cabelos crescem mais rapidamente no Verão. 
Verdade: O sol estimula a produção de algumas hormonas como a melatonina, que estimulam a estrutura capilar, acelerando o crescimento dos cabelos.

Alguns desportos danificam os cabelos. 
Mito: Os indivíduos que tiverem tendência à queda de cabelos, terão independentemente do desporto que pratiquem. Nos que praticam natação, o uso de toucas protege o cabelo da agressão do cloro.

Deixar creme hidratante nos cabelos por várias horas melhora a hidratação.
Mito: O excesso de tempo de exposição aos cremes hidratantes aumenta a oleosidade dos cabelos, deixando-os sem brilho. O ideal é passar o creme longe da raiz e no tempo correcto.

Retirar um fio de cabelo branco faz nascer dois!
Mito: Na verdade, o processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos. Quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que apareceriam de qualquer forma.

Os cabelos caem no pós-parto.
Verdade: É normal caírem, geralmente quatro meses depois do parto. Os cabelos entram na fase de queda, mas voltam a crescer alguns meses depois.



"Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar."

Mito: Pelo contrário, uma boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. A lavagem apenas ajudará os fios que já estão soltos a se desprender com mais facilidade.

"A limpeza do couro cabeludo diminui a caspa."

Verdade: A limpeza do couro cabeludo com xampus destinados a remover as escamas, oleosidade e fungos diminuem a seborréia. Para elimá-la por completo, entretanto, o paciente também deverá eliminar os fatores agravantes e reguladores da doença.

"Tinturas e descoloração fazem cair mais cabelos."

Mito: O uso das tintas não é bom para o cabelo (já que tem componentes como o amoníaco que danificam a estrutura capilar). Contudo, a tinta danifica apenas o cabelo, e não o couro cabeludo — portanto não influenciará a queda de cabelo..

"Secador e chapinha causam queda."

Mito: O uso correto e moderado não prejudica; o abuso, sim, pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo.

"Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda."

Verdade: A oleosidade impede o crescimento saudável, causando queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo — e esses podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

"A alimentação influencia na queda de cabelo."

Verdade: Uma alimentação com vitaminas e minerais são essenciais para manter o cabelo bonito. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

"No inverno há piora da caspa."

Verdade: O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade no crescimento e maturação celular. Outro fator que incfluencia bastante são os banhos muito quentes, que pioram o estado seborréico.

"O uso de condicionador pode causar queda de cabelo."

Mito: O condicionador não causa a queda de cabelos; o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois isso pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

"No outono os cabelos caem mais."

Verdade: A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

"Usar bonés e chapéus faz cair cabelo."

Mito: O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas (que não tiram o boné da cabeça o dia todo) agravar doenças como a dermatite seborréica — esta sim podendo contribuir para a queda.

"O estado emocional e de estresse interferem na queda."

Verdade: Fatores emocionais já foram comprovados cientificamente como agravantes da queda em pacientes predispostos. O estresse provoca no corpo alterações que levam à perda dos fios e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem também potencializar a queda.

"Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento."

Mito: O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

"Alisamentos causam queda de cabelo."

Mito: O alisamento age nos fios e não na raiz dos cabelos. Quando o alisamento é feito corretamente e com intervalos, não há influência na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência à quebra.
O xampu não é necessário para a limpeza dos fios. Uma mistura caseira de frutas já consegue limpar o cabelo.
MITO.
O xampu tem a detergência necessária para limpar sem agredir os fios e o couro cabeludo. Qualquer outra alternativa pode limpar, mas vai causar algum dano aos cabelos ou ao couro cabeludo.

A maioria dos xampus contém substâncias que, a partir de estudos, podem ser consideradas como cancerígenas ou produzir outros males para o corpo. Há receitas caseiras de xampu, livre de substâncias industrializadas, que fazem o mesmo efeito que o xampu das prateleiras.
MITO.
O que existe é muito mito, sem nenhuma comprovação científica. Não se pode falar em agentes cancerígenos em compostos que estão à venda sob supervisão do Ministério da Saúde. Detergente sem substância industrializada só o sabão feito do sebo de animais, como porcos ou vacas. Mas fica com um odor muito ruim e não tem o mesmo poder limpante.

Cabelos sem vida e muito finos podem ser beneficiados com produtos à base de silicone. Eles ficam mais cheios sem ficarem oleosos.
VERDADE.
Sim. O silicone é um produto mineral que adere aos fios e corrige as imperfeições da cutícula estragada. Assim, faz com que o brilho volte aos cabelos, dando uma ideia de renovação. Mas isso é temporário, isto é, depois de 3 ou 4 lavadas o silicone vai embora e precisa ser aplicado novamente.

Alguns alimentos fazem o cabelo ficar mais bonito.
VERDADE.
Alimentos essenciais para os cabelos são aqueles que contenham vitaminas do complexo B e minerais como o ferro e o zinco. Estão entre eles as carnes vermelhas, o leite e os frutos do mar com casca, tipo marisco, caranguejo e ostras.

Alimentos muito gordurosos ou uma alimentação muito pobre pode influenciar a saúde dos cabelos.
VERDADE.
Ambos os casos são ruins, o primeiro por piorar a seborreia e o segundo porque o cabelo é pura proteína, portanto feito de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores.

Água quente danifica o cabelo.
VERDADE.
Água quente tira o manto hidrolipídico, que é a mistura de sebo e suor, que serve para proteger a pele e os cabelos. O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, com a duração de três minutos de água corrente na cabeça e a temperatura entre 23 e 25 graus Celsius.

Dá para consertar as pontas duplas. É só passar silicone.
MITO.
Infelizmente pontas duplas só são consertadas temporariamente. Com derivados de silicone, "colam-se" as pontas dos fios e estes podem ficar assim por duas ou três lavadas. Depois elas se abrem novamente.

É possível aumentar o volume dos cabelos com produtos.
VERDADE.
O volume depende da forma que os fios se portam. Ainda os derivados de polietileno (como os laquês) são os mais indicados.

Xampus anticaspas não funcionam.
MITO.
Xampus anticaspa são indicados para o controle e a limpeza do couro cabeludo. A caspa depende de vários fatores, inclusive os emocionais.

Faz mal “torcer” o cabelo na toalha para retirar o excesso de água.
VERDADE.
A toalha deve ser apenas apalpada na cabeça e não se pode torcer, porque o cabelo, quando úmido, fica mais frágil e pode se quebrar. Quando se usar o secador, deve-se fazê-lo não na temperatura mais alta, e posicioná-lo a trinta centímetros dos fios.

Faz mal pentear e prender os cabelos enquanto eles ainda estiverem molhados.
VERDADE.
Ambos os procedimentos são ruins, pois os cabelos podem quebrar quando úmidos.

Xampus mais caros significam necessariamente xampus melhores.
MITO.
Não necessariamente. Claro que produtos de boa qualidade normalmente custam mais do que os de baixa, mas devemos pensar sempre no valor que está sendo agregado à marca e não ao conteúdo do produto.

O cabelo dos idosos é mais frágil, portanto, deve-se tomar cuidado com os produtos para colorir os cabelos nesta idade.
MITO.
Hoje em dia as tinturas servem até como agentes protetores dos fios. Portanto não existe esta preocupação com a qualidade das tinturas, podendo ser usadas em qualquer idade.

É impossível diminuir o frizz dos cabelos.
MITO.
O frizz é produzido pela carga elétrica que se forma quando um fio se atrita no outro. Para se evitar isso o ideal é "encapar" o fio com uma substância que evite a passagem da eletricidade. Produtos derivados do silicone ou da queratina são os mais indicados.

Cabelos crespos não devem ser penteados.
MITO.
Não há problema algum em se pentear cabelos crespos. O que não se pode fazer é tracioná-los demais, pois corre-se o risco de quebra dos fios e até de alopecia de tração, que é quando se perde os fios de tanto puxá-los.

Uma loira que quer pintar o cabelo de preto e uma morena que quer ser loira platinada: mudar tanto assim não é recomendado pelos dermatologistas, pois o cabelo se danifica.
MITO.
As tinturas sempre causam um leve problema para os cabelos, pois tinturas chamadas definitivas, para serem feitas, devem abrir a cutícula do fio, oxidar o pigmento natural, colocar um pigmento novo e fechar a cutícula novamente. Esse processo químico de várias partes pode ressecar os fios e, se não for feito com gente que sabe fazer, danificá-los. Mas, se for feito adequadamente, não haverá problemas.

Há substâncias mais saudáveis para pintar o cabelo, como a Hena.
VERDADE.
Todas as substâncias que ficam do lado de fora dos fios são menos agressivas. Os xampus que lavam colorindo e a hena são exemplos de tinturas temporárias, que são menos agressivas, sim.

Espero ter conseguido tirar algumas dúvidas mais frequentes que as pessoas tem e que estavam me perguntando, se tiverem mais alguma dúvida encaminhe via e-mail ou coment´rio, vou adorar ajudar!
beijokas


Um comentário:

Tati Soares disse...

Bom dia Leka!!
Adorei este post em forma de perguntas e respostas.Ficou claro,objetivo e muiiiito util.
Ahh!pode colocar mais dicas que estarei sempre seguindo viu!!
Seu Blog é showww
Bjs e obrigada.