quarta-feira, 2 de junho de 2010

Técnicas de Tingimento


  Tingimentos
1. Caso você use gel, musse, silicone, spray ou outro produto, lave os cabelos 24 horas antes de aplicar a tintura.
2. Leia atentamente as instruções da embalagem, no caso de dúvida fale com um profissional.
3. Passe vaselina antes na orelha, nuca e testa para evitar manchas na pele.
4. Uma alternativa é optar por fazer pequenas mechas para iluminar o cabelo com pó descolorante, aplicando-o de 1 a 2 centímetros da raiz e regulando o tempo de acordo com a tonalidade desejada.
5. Use produtos (xampu e condicionador) para cabelos loiros. Geralmente, esses produtos contêm ingredientes que combatem o ressecamento, além de filtro solar, que protege contra os raios solares, e evitam que o cabelo fique esverdeado.
6. Hidrate os fios pelo menos uma vez por semana.
7. Para cabelos brancos, acrescente mais 10 minutos do tempo de pausa e inicie a coloração pela área que apresenta maior número de fios brancos.
8. Se tiver cabelos longos ou volumosos, utilize mais tinta.
9. Pessoas alérgicas devem consultar o dermatologista antes de aplicar a tintura.
10. Não penteie, prenda ou use touca assim que aplicar a tinta. Os fios podem ficar manchados nesta área.
11. Deixe a tintura agir no tempo recomendado pelo fabricante. Caso seja menor que o indicado, o clareamento ou a fixação da cor ficará comprometido.
Evite o erro mais comum: deixar a raiz escura
Quem muda a cor dos fios não pode se esquecer de um detalhe fundamental: retocar as raízes. Para os especialistas, mesmo quem se lembra de fazer isso regularmente pode derrapar na finalização, caso compre um produto de um tom que não é compatível com a cor que está no restante do cabelo. Outro alerta de quem conhece o assunto: cabelos tingidos sofrem perda na intensidade da cor em função da oxidação dos pigmentos utilizados na tintura. Ou seja, desbotam. As lavagens sucessivas acabam, então, removendo as moléculas de pigmento e desbotando a cor dos fios. Os reflexos dourados e avermelhados costumam desbotar mais, mas nada que não possa ser resolvido com um tonalizante.

Nenhum comentário: